Confira os melhores antivírus do mercado

Estar na internet e não possuir um programa antivírus instalado no computador é algo altamente arriscado e não recomendável. A web é um espaço repleto de coisas interessantes, mas, é claro, nem só de rosas vive a rede. Então, é importante ter um aplicativo capaz de proteger seu computador — ou seja, sua segurança e sua privacidade — para evitar grandes complicações.

Porém, escolher um antivírus nem sempre é a mais simples das tarefas. Afinal, há uma infinidade de opções e a dúvida paira sempre sobre quem não quer ficar exposto. Pensando nisso, nós elaboramos uma lista com 10 das melhores opções para você se manter protegido enquanto navega na web.

Nossa lista é composta por cinco antivírus gratuitos e seis pagos. Então, tem opção para todo mundo. Vamos lá.

Os melhores antivírus gratuitos

1. 360 Total Security

Uma das mais poderosas opções para quem quer manter o PC protegido sem pagar nada, o 360 Total Security apresenta quatro motores antivírus — dois próprios da desenvolvedora Qihoo, mais um da Bitdefender e outro da Avira. O esquema pesado de segurança costuma render ótimas análises de sites especializados em antivírus e deve dar conta na hora de manter tudo protegido no seu computador.

2. Avira Free Antivírus

Um dos mais conhecidos sistemas antivírus da atualidade, o Avira oferece uma excelente versão gratuita para os seus usuários. Ele não tem a mais simples e compreensível das interfaces, mas apresenta conteúdo de sobra para deixar sua máquina protegida, monitorando tudo em tempo real, vasculhando o sistema em busca de problemas e tudo mais que um bom antivírus precisa fazer.

3. AVG AntiVirus Free

Se você é um usuário mais antigo da internet, deve ficar “com um pé atrás” quando ouve falar em AVG, mas isso não é necessário. A empresa evoluiu e seu produto acompanhou este processo, tornando-se uma opção discreta e robusta para manter o computador protegido. Ele ainda sofre com problemas, como os banners de propaganda que exibe na tela do próprio antivírus, mas nada que realmente comprometa o seu excelente funcionamento.

4. Avast Free Antivírus

Mais um programa que virou uma espécie de pária dos antivírus, mas que já não merece uma fama assim, o Avast também teve um salto evolutivo considerável nos últimos anos e oferece recursos essenciais para a segurança de um computador. Com uma interface limpa, intuitiva e desempenho sempre entre intermediário para bom nos principais testes com antivírus, ele também pode dar conta do recado.

5. Windows Defender

Alçado à condição de sistema de defesa padrão da Microsoft a partir do Windows 8, o Windows Defender costuma dar conta do recado e já foi, inclusive, premiado como o melhor antivírus gratuito há alguns anos. O sistema é fácil de ser compreendido, tem uma interface bem amigável e suas funções para manter tudo protegido em tempo real, realizar varreduras e proteger o sistema com um firewall não deixam a desejar.

Os melhores antivírus pagos

1. Kaspersky Antivírus

A quantidade de bons programas antivírus pagos é grande, mas, sem dúvida, o Kaspersky está entre os melhores. Desenvolvido pela empresa homônima, uma das mais respeitadas do ramo de segurança, costuma frequentar o top 3 das principais listas de melhores antivírus do mundo há tempos. Ele oferece recursos avançados de varredura e limpeza, além de ser capaz de desfazer ações realizadas por malwares. Por isso, está no topo desta lista.

2. Bitdefender Antivírus Plus

Outro frequentador costumeiro do topo da lista dos principais antivírus do mundo, o Bitdefender Antivírus Plus oferece proteção completa para quem quer se ver livre de malwares. Ele conta com ferramentas de recuperação para vírus persistentes, gerenciamento de senhas e ainda incrementa a segurança do seu navegador para você realizar transações financeiras.

3. F-Secure Anti-Virus

Uma das características mais marcantes do F-Secure Antivírus é a velocidade do seu modo de varredura rápida — e essa agilidade consegue ser ainda maior quando você refaz o processo. Isso garante praticidade e rapidez na hora de manter seu computador seguro. Além disso, ele tem recursos especiais para combater a ação de malwares, bloqueando e monitorando a ação de arquivos suspeitos.

4. McAfee Antivírus Plus

A versão Plus do McAfee Antivírus não deixa nada a desejar na hora de proteger um computador. O sistema apresenta um excelente desempenho na hora de bloquear o acesso a sites suspeitos, algo essencial para evitar que você fique exposto simplesmente ao carregar uma determinada página em seu navegador.

5. ESET NOD32 Antivírus

Um adicional bem interessante que o ESET NOD32 Antivírus apresenta é sua tecnologia de autodefesa. Ameaças que consistem em enganar o antivírus e o atingir diretamente, deixando seu computador indefeso, são drasticamente reduzidas. A ferramenta também se destaca por apresentar taxa de falso erro (quando o antivírus detecta uma ameaça onde não existe) bem abaixo de outros concorrentes.

6. Symantec Norton Antivírus

Por fim, a lista é completa com um dos nomes mais clássicos do gênero. Desenvolvido pela Symantec, referência em segurança digital, o Norton Antivírus é uma solução avançada em questão de proteção para o seu computador. E ele está cada vez melhor, agora com recursos exclusivos para verificar ameaças na web e no seu computador.

Matéria completa:
https://canaltech.com.br/dica/antivirus/os-melhores-antivirus/

Share This